A Importância Da Avaliação Psicológica Na Seleção De Pessoal

A Importância Da Avaliação Psicológica Na Seleção De Pessoal

A avaliação psicológica é um processo de coleta de dados, constitui-se de métodos e técnicas de investigação, dentro dos métodos estão os testes psicológicos de uso exclusivo do psicólogo, e utilizados adequadamente podem oferecer informações importantes sobre o testando. (Godoy & Noronha, 2005)

Dentro das organizações, a avaliação psicológica tem sido considerada uma das principais ferramentas do processo de seleção de pessoal, por meio da utilização de testes que avaliam desde personalidade, atenção e rapidez até desempenho, entre outros fatores. Atualmente, a avaliação, que é uma tarefa desempenhada apenas por psicólogos, constitui uma peça fundamental na contratação ou não de um candidato, agregando um diferencial às empresas que possuem um setor de Recursos Humanos.

É, portanto, por intermédio da avaliação psicológica que a empresa consegue filtrar melhor os candidatos com o perfil mais adequado para a vaga disponibilizada, podendo, dessa forma, realizar um prognóstico do desempenho do novo funcionário.

Muitas vezes, o candidato apresenta potencial técnico bastante adequado à oportunidade oferecida, contudo o mesmo demonstra habilidades comportamentais e de personalidade divergentes a cultura da organização, o que pode vir a acarretar dificuldades na realização do seu trabalho e também sofrimento psíquico ao colaborador, gerando sua substituição.

Com a avaliação psicológica ainda, podem ser analisados o trabalho em equipe, o relacionamento com figuras de autoridade, os traços de liderança, o rendimento no trabalho, ou seja, elementos que, apenas com os métodos tradicionais – como entrevista e análise de um currículo –, passam, não raro, despercebidos. Para Anastasi e Urbina (2000), os testes psicológicos fornecem uma medida objetiva e padronizada do comportamento, isto é, possibilitam o entendimento sistematizado e prático das características psicológicas do indivíduo candidato à vaga.

 

Conte com a avaliação psicológica para seus processos seletivos.

 

Psicóloga Matilde Fuzinatto.

Sobre o autor

Maria Helena subscriber

Deixar uma resposta